Critérios de Avaliação em 2024/2025

 De acordo com a legislação em vigor, as escolas têm como dever divulgar os critérios gerais de avaliação à comunidade escolar.

A avaliação incide sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos, tendo por referência as Metas Curriculares, os Programas e as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, constituindo estes documentos a orientação curricular de base.

A avaliação assume caráter contínuo e sistemático, ao serviço das aprendizagens, e fornece ao professor, ao aluno, ao encarregado de educação e aos restantes intervenientes informação sobre o desenvolvimento do trabalho, a qualidade das aprendizagens realizadas e os percursos para a sua melhoria (Portaria n.º 226-A/2018).

A avaliação certifica não só os saberes adquiridos pelos alunos, mas também as capacidades e atitudes desenvolvidas no âmbito das múltiplas competências, teóricas e práticas, inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Os critérios de avaliação são os referenciais comuns a ter em conta na avaliação dos conhecimentos, das capacidades e das atitudes dos alunos.

A classificação atribuída ao(à) aluno(a), quer no fim de cada período, quer no final do ano letivo, deve refletir não só o trabalho desenvolvido desde o início, numa perspetiva de avaliação contínua, mas também traduzir o peso atribuído aos diferentes parâmetros considerados nos critérios de avaliação.

Critérios de Avaliação do Pré-Escolar
Educação Pré-Escolar
Critérios de Avaliação do 1.º Ciclo

1.º ano    |     2.º ano     |     3.º ano     |     4.º ano

Critérios de Avaliação do 2.º Ciclo
Critérios de Avaliação do 3.º Ciclo
Critérios de Avaliação do Secundário Científico Humanísticos
10.º ano
11.º ano
12.º ano