Máscaras de Carnaval

Esta semana tivémos a visita de umas máscaras, produzidas pelos alunos e seus encarregados de educação. Pertencem ao J.I. da Escola Básica de Alhos Vedros nº2.

 

Dia da não violência escolar e da paz

Dia do Ambiente

 

Enfeitamos a nossa porta e fomos cantar esta canção ás salas do 1º ciclo para ensinar os colegas como se protege a natureza.

VI Feira Medieval de Alhos Vedros

O stand do Agrupamento

Feira de Projetos Educativos 2013

 

Dia da Europa

Após o terminus da II Grande Guerra Mundial, a Europa estava mergulhada numa profunda crise económica e social, contudo a tenacidade política de alguns europeus como Jean Monnet, Robert Schuman e Konrad Adenauer, ajudaram o velho continente europeu a combater obstáculos e, paralelamente, reinventar uma nova e moderna forma dos cidadãos viverem e sentirem a Vida!
No dia 9 de maio de 1950, é dado um enorme passo para uma União que visava, acima de tudo, a proteção do “modelo europeu” como um espaço geográfico de livre circulação do Carvão e do Aço (materiais essenciais para reendustrialização) e surge a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. A partir desse momento, os caminhos por desbravar continuam a ser imensos, devido ao tecido político, social e geográfico de cada região / país, mas os arquitetos que sonharam e desenharam esta União não desistiram deste projeto e de unir, através de um esforço colaborativo e equilibrado, um conjunto imenso de cidadãos denominados de Europeus. 
Sem que o objetivo seja perder ou ganhar soberania, os países fundadores devem privilegiar o desenvolvimento sustentado dos novos membros aderentes e, acima de tudo, dotar os Cidadãos de novas competências ao nível do Conhecimento e Experiencia Laboral, com Direitos e Obrigações bem delineadas, para que todos os cidadãos tenham conhecimento das “regras” deste complexo xadrez político, económico, financeiro e cultural chamado Europa!   
O desafio da nossa década chama-se Euro (União Monetária) e os povos que ajudam a formar a Europa e que estão envolvidos neste desafio vão, certamente, encontrar caminhos e construir pontes, pois a História bem nos ensina que, construindo barreiras o caminho será sempre mais difícil de trilhar!


 

Países Fundadores da C.E.E. (Comunidade Económica Europeia): Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Holanda e República Federal Alemã.
Adesão de Portugal à C.E.E. : Dia 1 de janeiro de 1986.

 

 

 

Comemorações da Revolução dos cravos - 2013

Comemorar e relembrar as conquistas de abril, sensibilizar os nossos alunos para a importância de valores cívicos tão nobres como: a Liberdade, a Amizade e a Fraternidade foram motivos essenciais para o Agrupamento de Escolas José Afonso festejar, com a nossa Comunidade, a Revolução dos Cravos de 1974.

Mais uma vez, os nossos alunos saíram à rua com muita alegria, energia própria da faixa etária, orgulhosos porque estarem a participar de uma forma envolvente na História de um País que também é o seu e com muitos e muitos Cravos Vermelhos, para oferecer!
Para além da visita à nossa Vila que decorre no dia 24 de abril do corrente, entre as 09:30 e as 11:00, por alunos do 6º ano de escolaridade, durante esta semana estará patente uma exposição, no polivalente, com trabalhos realizados por alunos de todos os níveis de escolaridade da Escola Sede, alusivos ao tema da Revolução do dia 25 de abril de 1974.

Também, no auditório da nossa escola, os grupos turmas serão convidados a visualizar um documentário sobre os acontecimentos que levaram à Revolução dos Cravos. Após a visualização do referido documentário haverá momentos de debate e troca de ideias entre os alunos e docentes de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo) e História (3º Ciclo).

 Fazendo também a articulação com a biografia de nosso Patrono, personagem de relevante importância neste momento da nossa longa e heróica História, tentámos, paralelamente, sensibilizar os nossos jovens para a necessidade de serem cidadãos ativos e participativos, mais conhecedores dos Valores Democráticos, dos Direitos e Deveres que a Revolução dos Cravos nos ofereceu e que, obrigatoriamente, temos que saber preservar. De muitos caminhos que abril de 1974 abriu, ainda muitos estão por desbravar e os jovens precisam de sentir essa responsabilidade e esse orgulho! 

Calendarização

 

Presépios

Postais de Natal

Gala Anual

Realizou-se no dia 30 de novembro a Gala Anual do Agrupamento de Escolas José Afonso Alhos Vedros. Muito obrigado a todos os que estiveram presentes e a todos os que colaboraram  na logística, na implementação e na apresentação da atividade.

Arraial 2012

No passado dia 22 de Junho realizou-se mais uma vez, o Arraial Escolar da nossa escola.
Danças, canto, despedidas das turmas do 9º ano foram as atividades de palco, espetada de gomas, manjericos, bijutaria feita pelos alunos, balões moldáveis, caipirinhas, bolos, caldo verde, bifanas, bebidas, entremeadas, caracóis, pipis, chouriço assado foram produtos que qualquer conviva podia encontrar neste espaço.
Este ano tivemos como convidados nas barraquinhas a Cercimb e a Associação de Pais.
A todos os que colaboraram direta ou indiretamente o nosso muito obrigado 

 

Dia Internacional do Não Fumador

A nossa escola assinalou o dia Internacional do Não Fumador com várias acções de sensibilização, nomeadamente. exposição de materiais, sessões de esclarecimento sobre o malefício do tabaco, construção de um mural com palavras de ordem etc. Esta atividade esteve a cargo das turmas de francês do 8º ano. Aqui fica o registo.

No J.I. da E.B. de Alhos Vedros nº2 também foi trabalhado o dia internacional do não fumador.

Exposição E.V.T. e E.V.

Está a decorrer no polivalente  da nossa escola uma exposição da responsabilidade da disciplina de EVT e EV. Entre o estudo do rosto, estudo do padrão, tapeçaria, construção de cabeçudos, recuperação de caixotes do lixo, património local, um novo olhar sobre pinturas de pintores e de obras famosos, estudo da cor entre outros, é o que poderá encontrar nesta exposição.  

Feira de Projetos Associação de Pais

A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos alunos do Agrupamento de escolas José Afonso participou com um espaço na Feira de Projetos Educativos do Concelho da Moita.